quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O que é um Safeword?

Vermelho: PARE!!!! Amarelo: Atenção, uma paradinha!!

Como usar uma ...

Uma das emoções do BDSM é que ele pode esticar suas limitações. Se você gosta desse tipo de jogo, você pode, naturalmente, encontrar-se tentando mais e mais coisas novas, aceitando cada vez maiores níveis de sensibilidade, fazendo e sentindo-se mais do que você já fez ou sentiu antes. Mas o processo é lento e gradual, e as pessoas não são telepáticos.
Pode ser que você está no meio de uma cena de açoitamento, e seu Top está chicoteando você, e de repente ele não se sente mais tão bom! E você quer que ele pare! Isso é o que a palavra de segurança é: a palavra de segurança. "Isso não está funcionando Esta cena vai de alguma forma errada Por favor, pare!"
A palavra de segurança precisa ser levada a sério. Às vezes você pode estar jogando com um top que você não conhece muito bem, e se ele faz algo para você que você não quer, é importante que você tenha uma maneira de deixá-lo saber, imediatamente. Especialmente se você estiver amarrado ou de outra forma impotente.
Todo mundo tem sua própria safeword favorita. Eu pessoalmente uso "Amarelo!" para significar "algo está muito intenso, forte, eu preciso de uma paradinha para me acertar ou me posicionar melhor, mas eu não quero parar a cena", e uso "Vermelho!" ou "meu nome" para significar que "estou com problemas e eu quero que tudo pare agora, não há mais jogos, a cena acabou, deixe-me sair daqui!"
Algumas pessoas têm um sabor da palavra de segurança, e usar o "porco da terra", ou alguma outra palavra estranha que nunca diria no contexto de uma cena. Em muitas partes, a palavra de segurança universal é "Safeword!" ou "Clemência". Cabe a você. Tudo o que é uma válvula de segurança para quando as coisas ficam fora de controle. Se o seu Top não respeitar a sua palavra de segurança, é uma aposta segura de que ele não vão respeitar os seus outros limites, e você terá que decidir se você quer jogar com alguém que não reconhece seus limites.
É importante perceber que ninguém é perfeito, e se você como Top fizer algo que force seu bottom além dos seus limites, isso não significa que você é um Top ruim ou uma pessoa má. Significa apenas que você foi para dentro de um limite que você não sabia que estava lá, ou você estava cansado ou desligado e não em sintonia com o seu botton. Acontece com todo mundo de vez em quando.
Se você, se sente cansada e quer parar a cena de repente, ou você tem uma reação poderosa que você não estava esperando e não tem certeza de como continuar, você pode usar uma palavra de segurança também; safewords não são apenas para bottoms! Se você, como sub sentir como seu Top está empurrando você, e você não quer mais jogar, e não está mais divertido, é quando você pode usar uma palavra de segurança - o Top ficará feliz por você avisa-lo de que não estava bem.
A palavra de segurança é apenas uma ferramenta de comunicação, nada mais, nada menos. Alguns Tops deliberadamente empurram seus subs até que falem a safeword, desta forma, o sub tem a experiência de usá-la. A palavra de segurança para quem nunca usou pode parecer inutilizável, o que não é uma boa propriedade para uma safeword.
Às vezes, a Top vai querer amordaçar você, seja porque você está sendo muito barulhento ou porque quer aumentar a sua impotência ou você está sendo impertinente ou qualquer outra coisa. Você ainda pode querer uma palavra de segurança para deixar o Top saber quando uma corda está muito apertada ou os grampos nos mamilos estão beliscando ou qualquer outra coisa. Algumas pessoas colocam um lenço na mão do sub, se soltou e o lenço cai, eles sabem que é o sinal de que devem parar. Eu pessoalmente uso uma espécie de sinal de SOS Telegráfico: " Unh Unh Unh" três altos gritos espaçados uniformemente. A mordaça pode parar todo o ruído, e este sinal funciona mesmo se as mãos estão luvadas ou em uma camisa de força e incapaz de realizar qualquer movimento.
Antes de jogar com alguém, é uma boa idéia negociar, e não apenas a safeword você quer usar, mas como você vai lidar com isso, se você precisar usar a safeword. Quando você está apenas começando em SM é quase inevitável que algumas cenas vâo acabar prematuramente ou abruptamente.
E por causa de uma cena que deu errado não há razão para pensar que você ou seu parceiro são fundamentalmente maus ou desonestos - erros podem acontecer.


Mas se o seu parceiro não quer ouvir as suas preocupações sobre qualquer falta de segurança ou prováveis acidentes, no entanto, ou se depreciar ou ridicularizar suas preocupações, você pode muito bem ser incapaz de evitar contratempos futuros. Naturalmente, este tipo de tratamento é uma parte vital de qualquer relacionamento saudável, bdsm ou não.


Nem todos os jogadores bdsm usam safewords. Algumas pessoas no BDSM não as acham útil para o estilo de jogo que eles preferem, basta uma comunicação mais simples para eles.Alguns parceiros acham que a necessidade de uma palavra de segurança diminui gradualmente à medida que eles vão se conhecendo melhor um ao outro. Esta prática sem safeword play também é às vezes chamado de "edge play")

Uma coisa que você vai aprender sobre a cena bdsm é que os estilos variam muito, e as experiências das pessoas são surpreendentemente diversificada. Mas para muitas pessoas que estão começando suas experiencias nesse meio, (ou alguns que muito já exploraram), safewords provaram ser muito útil.

Baseado no material escrito por Rob Jellinghaus;

Nenhum comentário:

Postar um comentário